Um forte Porquê que suporta qualquer Como!

Não consigo imaginar como seria hoje a Seaventy se não fosse desde sempre movida pelo seu forte propósito:

Aproximar as pessoas do Mar,

usando o nosso espírito empreendedor, paixão e foco no serviço

para promover e facilitar o acesso ao melhor da Economia do Mar!

Talvez até tivesse crescido durante uns anos. Mas garantidamente não teria sobrevivido a este último ano. Simplesmente porque não fazia sentido aguentar tantas contrariedades.

É este o poder de se passar a viver com um propósito inspirador bem definido. Dá-nos a confiança necessária para prosseguirmos sempre a nossa viagem.

Passa a existir uma direção que condiciona TUDO:

A nossa visão, os nossos objectivos, os nossos comportamentos, os nossos hábitos e as pessoas que escolhemos para a nossa tripulação.

Pela primeira vez em quase 8 anos, a minha equipa e eu ansiámos pelo fim da época alta. Esperámos longos meses por esta altura com receio do estado em que chegaríamos como pessoas, como equipa e como empresa.

Assim que nos apercebemos do real impacto do COVID na nossa actividade, percebemos que iríamos passar pelo teste do algodão:

Somos ou não somos completamente movidos pela nossa missão?
Quem está verdadeiramente comprometido com a nossa missão?
Quem tem a fé necessária para suportar qualquer “como”?

Depois de um ano e meio de enormes desafios e contrariedades, sou o líder mais orgulhoso do mundo.

De uma equipa de 13 pessoas, ficámos apenas 5.

(Se fosse um jogo do Squid Game tinha que ser um bem difícil!)

Eu, a minha esposa Rita, o Rui, o João e a Célia. Quis a vida que a Seaventy se reduzisse ao seu Core.

Mesmo num ano em que estive com elevados níveis de stress e praticamente ocupado a resolver problemas difíceis (incompatibilidades dentro da equipa, saída de sócios, avarias graves, mudança de tripulação, etc), esta pequena e extraordinária equipa nunca parou.

As vendas não pararam e a operação não parou, até pelo contrário. Sinceramente não sei como conseguiram manter toda esta energia e motivação… Mas conseguiram!

E mesmo com a equipa reduzida a menos de metade, em setembro organizámos o mesmo número de eventos do que em setembro de 2019 e o mês passado foi o melhor outubro de sempre tanto em número de eventos como em vendas.

E é isto. As pessoas e organizações que têm um forte “Porquê”, conseguem suportar qualquer “Como”. E não só conseguem suportar, como têm a graça de crescer com cada contrariedade que desafie a fé na sua missão.

Chegámos finalmente ao fim da época alta. Cansados e esgotados, mas felizes. =)

Felizes acima de tudo, por termos ajudado tantas empresas, famílias e noivos a celebrarem a vida como ela merece. Com alegria, com convívio e com o Mar como pano de fundo!

E felizes por termos superado todos os desafios e por nos termos tornado numa empresa ainda mais confiante, que claramente foi feita para durar.

Saudações náuticas,

Bernardo Castro

SEO (Smile Executive Officer)