🎈 Há 10 anos a Aproximar as Pessoas do Mar! 🎈

Passagem de Ano: Tradições e Superstições

Passagem de Ano: Tradições e Superstições

Ao chegar ao final de Dezembro há uma esperança no novo ano que nos invade. Querer e acreditar que o ano que se avizinha possa ser melhor do que o anterior.
Há quem diga que a forma como entramos no novo ano influencia o resto dos meses. Por isso, partilhamos consigo uma lista de algumas tradições e superstições associadas à Passagem de Ano.

Doze passas à meia-noite

Esta é uma das tradições mais populares. Diz-se que, a cada badalada do relógio, deve comer-se uma passa e pedir um desejo. Os doze desejos correspondem a um por cada mês do novo ano.
A tradição terá começado em Madrid, no século XIX, quando os espanhóis começaram a comer passas em vez de uvas, como uma forma de protesto contra uma taxa criada pelo município para quem queria celebrar o Dia dos Reis Magos antes de tempo. Na altura, para eles, o Ano Novo era celebrado no Dia de Reis. O protesto tornou-se uma tradição e, hoje em dia, esta é uma forma de começar o ano com esperança e optimismo no futuro.

Brindar com espumante ou champanhe

Numa mão as doze passas, e na outra o copo de espumante ou champanhe. Diz-se que brindar com estas bebidas traz vitalidade e saúde e que, para reforçar as boas energias, se deve guardar a rolha da garrafa durante todo o ano, deitando-a fora apenas no ano seguinte. O champanhe é uma bebida cara, símbolo de prosperidade, por isso não admira que na noite mais glamorosa onde tantos pedidos de abundância são feitos, ele tenha de estar presente.

Roupas Novas

Muitas pessoas acreditam que usar roupas novas na noite da passagem de ano traz boa sorte.
Para os supersticiosos, na noite de 31 para 1, não se deve vestir roupas rasgadas, descosidas, sem botões ou apertadas. Quanto aos lençóis, de preferência, que sejam novos para atrair boa sorte e amor.
Ainda no tópico Roupas Novas, quem já não ouviu falar das cuecas azuis? Crê-se que a cor azul dá sorte simboliza harmonia, sendo esta uma das favoritas do portugueses. No entanto, há quem decida estrear cuecas de outras cores. Nomeadamente: vermelhas (para atrair amor e paixão), brancas (símbolo de paz e tranquilidade), cor-de-rosa (para atrair romance e harmonia), ou verde (cor da saúde e bem-estar).

Subir a uma cadeira com o pé direito

Dizem que subir para uma cadeira ou um ponto alto também dá sorte. Segundo a tradição, é necessário subir com o pé direito (símbolo associado à sorte) e com uma nota na mão. Este gesto tem como objetivo garantir a prosperidade durante o novo ano.

Ter dinheiro na mão, no bolso ou nos pés à meia noite

No Oriente acredita-se que a energia entra pela corpo através dos pés e, por isso, muitos são os que não dispensam ter uma nota no sapato, no bolso ou na mão aquando das doze badaladas. Há, inclusivamente, quem faça a primeira compra do ano com essa nota!

Fazer barulho com as panelas (ou com o que estiver disponível)

Há quem inicie o novo ano a fazer barulho com as panelas a bater, apitos e até buzinas! Diz-se que em Lisboa, nos anos 50 e 60, atiravam-se pratos e tachos velhos pela janela. Por motivos óbvios, esta prática foi proibida. Esta tradição remonta a rituais pagãos, onde se acreditava que o barulho afugentava os maus espíritos do ano anterior.

Folha de Louro

Diz-se que guardar uma folha de louro na carteira durante todo o ano que começa traz prosperidade.

Casa Limpa

Há quem diga que a casa deve estar impecável para receber o novo ano. Entenda-se, a casa deve estar limpa e arrumada. Deve-se “deitar fora o velho para deixar espaço para o novo”. Dizem que isto irá atrair boas energias.

Mergulhar no Mar

Dizem que mergulhar nas águas do mar português no primeiro dia faz maravilhas. A água fria e salgada dá saúde e revigora, simbolizando a superação dos desafios e a renovação do corpo e da alma para que o novo ano seja carregado de sucesso!

E então, qual ou quais destas dicas vai experimentar?
Tentar não custa, não é verdade?

Navios

Príncipe do Tejo - PT

Um restaurante com esplanada no rio

até

70

lugares

Máximo

150

passageiros

Lisboa

Lisboa Vista do Tejo - LVT

Um autêntico restaurante flutuante

até

100

lugares

Máximo

200

passageiros

Lisboa

Navio Ópera

O maior espaço para eventos do Rio Tejo

até

320

lugares

Máximo

340

passageiros

Lisboa

Peça-nos Orçamento

Avaliações

Dejan Beretic
Dejan Beretic
3 Outubro 2023
Eine schöne zweistündige Schifffahrt an der Küste von Lissabon. Eröffnet einen anderen Blickwinkel auf die Stadt der sehr schön ist. Sollte man auf jedenfall machen. Eine Jacke ist empfehlenswert mitzunehmen, da der Wind es sich doch kühl anfühlen lässt. Bei unserer Fahrt wurde Musik von einer DJane gespielt die sehr abwechslungsreich war und damit für jeden was dabei war.
Catarina Ferreira
Catarina Ferreira
4 Agosto 2023
Realizámos o nosso casamento no barco Évora, com a Seaventy. Foi maravilhoso! Uma cerimónia diferente do habitual, a navegar pelo Tejo, com uma decoração linda e cerca de 130 convidados a assistir. Tivemos música e bar aberto no barco, sendo que havia hipótese de ter também aperitivos e até almoço/jantar se assim desejássemos. A disponibilidade, simpatia e profissionalismo de todo o staff, em especial da Célia, foram incondicionais. Alinhámos todos os detalhes com tempo, reunimos diversas vezes e visitámos o barco algumas vezes - houve sempre uma grande vontade em que tudo decorresse como sonhávamos. Correu melhor ainda do que havíamos imaginado e é/será uma lembrança eterna muito especial para nós. Obrigada por tudo. Super recomendamos! Catarina e Andrea
Rebecca Florissi
Rebecca Florissi
7 Junho 2023
Spent new years on board “Evora” a 1930’s build. We started at 22:00 close to Santos, Lisbon and cruised back and forth until 03:00am. Open bar, DJ throughout, alway tidy, clean bathrooms, great delicious warm finger food, great price-quality! The boat was very spacious, the staff was lovely, the night was stunning. I definitely recommend and hopefully will be repeating the experience!
Diogo MoNsTrO
Diogo MoNsTrO
11 Janeiro 2023
Evento muito bom
Jessica Martinez
Jessica Martinez
22 Novembro 2022
Amazing experience, very oriented to detail. Loved the experience with Seaventy!
Glauco Marcelino
Glauco Marcelino
21 Novembro 2022
Super top, recomendo
Precisa de ajuda?