Observação de Golfinhos

Quando pensamos em ver golfinhos, lembramo-nos logo do jardim zoológico ou em parques aquáticos. No entanto pouca gente sabe que Lisboa é das poucas capitais onde se podem ver estes mamíferos junto à costa e no seu habitat natural fazendo um passeio de barco!

Numa experiência de aventura, bem ligados à Natureza, temos a possibilidade de ver golfinhos mesmo junto ao Barco. Este passeio é feito num potente barco semi-rígido com lotação para 12 passageiros.

Este programa começa sempre pela manhã (9h30), em Alcântara, para aproveitar as melhores condições para a observação de golfinhos no seu estado selvagem. Tem uma duração de cerca de 3 horas e é ideal para ir com a sua família, amigos ou até com a sua cara metade para celebrar um aniversário ou outra ocasião especial.

Após um pequeno briefing, começamos o nosso passeio com alguma adrenalina, sentido o vento e até alguns salpicos (é aconselhável levar um bom agasalho) a passar por nós, navegando em direcção ao oceano!

Em raros dias, estes golfinhos podem até ser vistos debaixo da Ponte 25 de Abril. No entanto, na maioria das vezes são vistos já mais fora do rio Tejo, entre Cascais, Oeiras e Costa da Caparica.

Por lei não é permitido perseguir os golfinhos a menos de 30 metros mas também não é necessário! Os golfinhos são bastante sociáveis e têm todo o gosto em dar-nos as boas vindas mesmo junto ao casco do barco.

Entre saltos e rodopios, os golfinhos vão se aproximando em grupos de 3 a 5 vindo à superfície para respirarem. Quando vemos algumas gaivotas a voar sobre eles, sabemos que estão de volta de um cardume para se alimentarem.

Quando a presença humana começa a deixar os golfinhos mais agitados, eles fazem-se ver! Em saltos ainda maiores, usam o focinho para chapinhar com força na água, e é aí que sabemos que devemos deixar-los.

No regresso temos ainda a oportunidade de ver de perto o famoso ponto de entrada do rio Tejo, o Farol do Bugio que é impressionante visto de perto.

A terminar esta manhã inesquecível, podemos ainda tirar as melhores fotografias aos monumentos mais emblemáticos de Lisboa, como o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém e até o Cristo Rei, sempre de cabelos ao vento neste verdadeiro speedboat!

Chegamos à Doca talvez um pouco salpicados de sal mas de coração cheio por podermos ver tamanha beleza do Reino Animal aqui tão perto de Lisboa!

João Maia e Moura


Conheça nossos produtos