Press Ver Portugal – Entrevista sobre a Seaventy e Parceira com Terra dos Sonhos
Seaventy: o projeto que nasce por acreditar na aproximação das pessoas ao mar
Por acreditar que é possível aproximar as pessoas do mar, Bernardo Castro e Nuno Tavares colocaram mãos à obra e em 2013 criaram a Seaventy. Uma empresa que promove eventos e festas em barcos e, claro, no mar. Em entrevista ao VerPortugal, Bernardo Castro, fala em pormenor sobre esta startup que está a revolucionar a vida do turismo na Capita.
Como e quando surgiu a Seaventy?
A Seaventy foi criada com a missão de aproximar as pessoas do Mar e desenvolver a Economia do Mar, que foi precisamente a missão que o meu pai me transmitiu após o seu falecimento em março de 2014.
Em 2013, eu e a minha mulher, já com uma filha, estávamos com dificuldades em conseguir estabilidade financeira e foi quando o Nuno Tavares, me convidou para fundar uma nova empresa em que me ofereceu as condições que precisava para me focar no seu sucesso. O Nuno Tavares é o fundador e CEO da Tours For You, considerada umas das melhores agências DMC e Eventos de charme do mundo.
Sem qualquer pressão financeira, demos início ao um tranquilo período de planeamento onde identificamos a nossa missão, porque o meu pai tinha um papel importante na Economia do Mar, daí seguimos para a criação da marca e identificação de todos os possíveis negócios que poderiam cumprir com os dois requisitos fundamentais que ainda hoje regem a vida da Seaventy:
– Aproxima as pessoas do Mar?
– Desenvolve a Economia do Mar?
Por ter sido incubada na Tours For You e por eu já ter experiência em eventos náuticos como skipper e organizador, começamos a atividade a realizar passeios e eventos náuticos, que é a área onde a Seaventy se tem destacado.
Por coincidência, a Seaventy começou a sua operação (duas regatas team-building para 140 pessoas cada e dois jantares a bordo) no fim de semana das cerimónias fúnebres do meu pai, entre 20 e 24 de março de 2014.
Sem tempo para fazer o devido luto, sinto a presença do meu pai em tudo o que faço.
Quem é o mentor? Que formação tem?
Os mentores são o Nuno Tavares e eu. O Nuno Tavares é formado em engenharia das comunicações pelo Instituto Superior Técnico e fundou a sua agência DMC e Eventos de charme em 2003, prevendo que o Turismo iria ser "o poço de petróleo" de Portugal. Focado na excelência, rapidamente recebeu o reconhecimento dos mais prestigiados consórcios de viagens do Mundo como é o caso da Virtuoso.
Eu estava a frequentar o curso de Gestão Portuária na Escola Superior Náutica Infante Dom Henrique quando eu e a minha mulher soubemos que iríamos ser pais da nossa primeira filha Sofia (agora é a mais velha de 4 princesas). Apesar de não ter terminado a licenciatura, sou um ávido leitor e estudioso de obras sobre marketing e estratégia e é daí que vem a minha maior inspiração. Neste momento frequento a Pós-graduação da AESE/IESE de Gestão e Liderança que é focado em executivos já com experiência, para me ajudar a desenvolver essas capacidades.
Após o período de incubação dos primeiros 6 meses, a Seaventy passou a ser totalmente da minha responsabilidade e da minha mulher Rita.
Porque a escolha do nome Seaventy pra uma empresa de eventos/turismo?
O nome surgiu porque, em primeiro lugar, a Seaventy é uma empresa do Mar com uma missão muito forte. Não somos uma empresa de eventos/turismo, apenas foi o primeiro meio, de outros que virão, para cumprirmos a nossa missão. A Seaventy é uma palavra formada por justaposição de duas palavras: "Sea" e "Seventy". Tributo ao facto de que cerca de 70 por cento do nosso corpo e do nosso planeta serem constituídos por água.
O que pode a Seaventy oferecer a quem precise ou queira viajar no barco?
O melhor que a Seaventy pode oferecer é a sua experiência de já ter organizado mais de 1000 eventos nos últimos 3 anos, em praticamente todas as embarcações de Lisboa, Cascais, Tróia e Setúbal. A maior parte do nosso trabalho passa por aconselhar quem nos procura para realizar o evento da da sua empresa no Mar ou qualquer experiência em barcos. Muitas vezes, quando reconhecemos que a Seaventy não é a solução ideal para o cliente (geralmente por serem pedidos mais simples), passamos toda a informação diretamente para o parceiro que recomendamos e ficou feito o nosso trabalho! Os clientes agradecem-nos, os parceiros também, e assim aproximamos mais pessoas do Mar e desenvolvemos a Economia do Mar.
Para além de toda a experiência, a Seaventy tem vindo a especializar-se em eventos especiais para grupos entre 50 a 300 pessoas, que já são considerados grandes grupos neste setor. A Seaventy tem acordos privilegiados com as melhores e maiores embarcações que nos permitem oferecer o melhor serviço ao melhor preço às agências de eventos e empresas que nos contactam.
Quais os percursos possíveis?
Os percursos podem ser os mais variados e personalizados ao gosto de cada cliente. Os percursos mais pedidos são os cruzeiros com duração de três a quatro horas entre o Parque das Nações e Belém ou de Lisboa para Cascais.
De quantos barcos dispõe a empresa?
A Seaventy funciona como uma agência e por isso "dispõe" de todas as embarcações do mercado. Não é objectivo da Seaventy adquirir embarcações, a não ser numa lógica de "compra de oportunidade – transformação do modelo de negócio – venda no curto prazo" já a funcionar bem para que alguma entidade continue a sua exploração.
Quantos postos de trabalho já criou a Seaventy?
A equipa conta atualmente com oito elementos a tempo inteiro e durante todo o ano, para além de muitas dezenas de colaboradores freelancer que trabalham para a Seaventy como skippers, marinheiros e gestores de eventos.
Quais os passeios mais procurados?
Os programas mais procurados são os almoços/jantares de empresas, reuniões e programas de team-building. Nesta altura do ano a grande procura é para Festas de Natal e programas de Réveillon no Rio Tejo.
A Seaventy tem parcerias estabelecidas com instituições de solidariedade social ou empresas de turismo para a realização de alguns eventos?
A Seaventy tem parceria com todos os operadores marítimo-turísticos que nos apoiam na realização dos eventos dos nossos clientes. A responsabilidade social surge naturalmente, ao exercermos a nossa influência nos nossos parceiros para conseguir as melhores condições para as instituições (de preferência a custo zero) poderem realizar o seu nobre trabalho e a Seaventy contribuir para aproximar mais pessoas do Mar.
Qual o evento de maior destaque realizado pela empresa?
Em mais de 1mil eventos realizados, é difícil referir um. Não pela sua complexidade, mas pela peculiaridade, posso destacar um evento que realizámos, em parceria com o Hotel Ritz, para a comitiva do Príncipe Árabe Al-Waleed Bin Talal, um dos homens mais ricos do mundo, e, certamente, também um dos mais extravagantes.
Que personalidades famosas já entraram nos barcos da Seaventy?
Todos os nossos eventos são realizados em privado e com extrema descrição, razão pela qual não devo enunciar nomes. Mas praticamente todas as caras conhecidas, jogadores de futebol, celebridades do panorama nacional e algumas do panorama internacional já estiveram no Mar com a Seaventy a organizar. Mais facilmente posso enumerar algumas das empresas nossas clientes como é o caso do BNP Paribas, Banco de Portugal, Sonae, PT, Microsoft, Jerónimo Martins… Ver mais cliente em https://www.seaventy.pt/
O que se pode dizer sobre a parceria com a Terra dos Sonhos? É a primeira vez que se realiza?
É a primeira experiência da parceria com a Terra dos Sonhos e surge do encontro de necessidades. Por um lado, a Terra dos Sonhos está constantemente à procura de experiências únicas e formas de angariação de fundos para concretizar sonhos de crianças e idosos institucionalizados, e a Seaventy tem a necessidade de devolver à sociedade "um pouco" do que ela nos dá.
Existem centenas, senão milhares de instituições, na nossa área de influência, e a Terra dos Sonhos conhece e tem ligação a maior parte delas. Desta forma, delegamos na Terra dos Sonhos a responsabilidade de fazer o melhor uso possível dos milhares de bilhetes para um cruzeiro no Tejo que a Seaventy irá oferecer entre Outubro e o Natal.
Estes bilhetes surgem de uma campanha que a Seaventy lançou a 1 de outubro, em que por cada pessoa que participa num dos eventos da Seaventy, a Seaventy contribui com um bilhete de cruzeiro no valor de 20€ cada. Como a nossa expectativa é conseguir 5.000 pessoas nos nossos eventos durante este período, significa que poderemos oferecer 5.000 bilhetes no valor total de 100.000€.
Quais os projetos traçados para os próximos meses?
Desde 1 de outubro a Seaventy já teve mais de mil pessoas nos nossos eventos e por isso já temos mais de mil bilhetes para oferecer. A Terra dos Sonhos está a organizar a realização de uma parte desses passeios no dia 16 de novembro, dia Nacional do Mar! Todos os cruzeiros solidários serão realizados a partir de novembro até a março do próximo ano!
http://www.verportugal.net/vp/pt/102017/TurismoLazer/9439/Seaventy-o-projeto-que-nasce-por-acreditar-na-aproxima%C3%A7%C3%A3o-das-pessoas-ao-mar.htm

Comments

Deixe uma resposta